Extraído da azeitona, o fruto da oliveira, o azeite é um alimento de origem milenar e hoje imprescindível em inúmeros pratos salgados e também em sobremesas e doces.

Além de conferir sabor e aroma a diversas receitas, o azeite é rico em vitamina E e uma gordura saudável, que traz benefícios para o nosso organismo quando utilizado na dose certa (a recomendação é consumir até 2 colheres de sopa por dia). 

O mais saudável dos azeites é, sem dúvida, o extravirgem, que tem acidez de até 0,8% e não passa por nenhum refinado químico, mantendo, assim, integralmente seus nutrientes benéficos. Quanto mais baixa a acidez, maior também a indicação de que as azeitonas são de boa qualidade e de que foram processadas de forma adequada e logo após a colheita.

Entre as opções de azeite extravirgem que você encontra aqui no Entreposto, está o Templários, que é feito a partir de selecionadas azeitonas portuguesas. Frutado e intenso, ele possui acidez menor que 0,2% e um sabor de muita personalidade.

Outro azeite de origem portuguesa é o Alfandagh, que tem acidez máxima de 0,1%. Derivado de azeitonas cultivadas em solos adubados por fertilizantes naturais, sem resíduos de produtos químicos tóxicos, esse azeite ganhou, em 1999, o 1º Prêmio Europeu para o Azeite Biológico (orgânico). É excelente para consumo fresco e ao forno, em pescados como bacalhau, peixes gordos e frutos do mar.

Se a ideia é dar um toque especial em uma salada de folhas verdes ou então finalizar uma massa ou risoto, por exemplo, uma boa pedida é o italiano Crudo Amphoras, um azeite extravirgem de coloração dourada intensa e bastante aromático, mas que preserva o paladar suave. Raiola e di Salerno são duas outras marcas italianas com tradição na produção de azeites de qualidade.

Do Chile, destacamos o Olivatto, um azeite extravirgem frutado e intenso, que é resultante de um grande blend proveniente do Valle del Maipo. Com acidez de 0,2% e sabor suave e extremamente agradável, é o tipo de azeite que acompanha perfeitamente todo o tipo de preparo.