Ricas em amido e açúcares, as castanhas portuguesas são muito consumidas nesta época do ano no continente europeu, quando começa o inverno no hemisfério norte.

E mesmo sendo verão aqui no Brasil, no Natal e no Ano-Novo muitas famílias - em especial as de origem portuguesa - ainda mantêm o costume de se sentar à mesa para comer castanhas assadas ou cozidas.

Podem ser usadas para preparar uma deliciosa farofa para acompanhar o peru e o arroz natalino, por exemplo, ou então para rechear carnes (como chester) ou dar um toque especial a risotos e molhos. Ficam ótimas também em preparações doces, como bolos e rocamboles.

Aqui no Entreposto das Feijoadas as castanhas portuguesas estão disponíveis (enquanto os estoques durarem) em duas versões: cruas ou então previamente cozidas a vapor.

Se você optar por comprá-las cruas, a dica é fazer um corte em cima delas no formato de uma cruz, porque isso facilita seu cozimento e o desprendimento de sua casca, que depois pode ser removida como se fossem pétalas.

Já as castanhas cozidas a vapor - produto importado da província de Trás-os-Montes, em Portugal, em embalagem com 400 gramas - têm como vantagem o rápido preparo: em apenas 1 minuto no micro-ondas ou então em cerca de 5 minutinhos na panela ou banho-maria.

Temos diversos outros produtos que não podem faltar nas tradicionais ceias de Natal e Ano-Novo. Venha conferir de perto!