Você já deve ter ouvido falar em alho negro, mas talvez não saiba que ele não é uma espécie de alho diferente, mas sim o alho "in natura" que a gente usa na cozinha, só que submetido a um processo de fermentação e depois a uma condição de temperatura e umidade controladas.

Isso faz com o alho escureça e adquira também textura, odor e sabor diferenciados, tornando-se adocicado e perdendo aquela característica ardida que algumas pessoas não apreciam.

Além disso, o alho negro possui diversos efeitos terapêuticos comprovados por estudos realizados no mundo todo. Retardar o envelhecimento, combater o colesterol ruim e a insônia, prevenir diabetes e melhorar a circulação sanguínea são alguns dos benefícios elencados pelos pesquisadores.

Aqui no Entreposto você pode adquirir o alho negro para incrementar suas receitas não somente em bulbos, mas também em geleia, pasta, molho e até no azeite, na pimenta, na mostarda Dijon e na manteiga clarificada Ghee, todos produtos da Alho Negro do Sítio, que é uma empresa de tradicionais agricultores do interior de São Paulo.

A geleia de alho negro, por exemplo, vem com pedaços de alho negro e é ideal para ser consumida com queijos e carnes. Já a pasta é a versão mais indicada para fazer patês e maioneses, além de ser ótima também para passar no pão e nas carnes, enquanto o molho é mais indicado para saladas.