Os benefícios do vinagre, em especial o de maçã, são conhecidos há milênios. Dizem que era ele o truque de beleza de Cleópatra, rainha do Egito, por ser bom para a pele, os cabelo e as unhas.

Especulações à parte, o que se pode afirmar é que o vinagre feito a partir da fermentação da maçã realmente possui mais substâncias benéficas do que os demais vinagres. É o caso do ácido acético, que inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos, entre elas amilase, sacarase, maltase e lactase.

Tem também boas quantidades de quercetina, que possui ação antioxidante e ajuda a melhorar a imunidade e a reduzir os efeitos da histamina, substância que causa os sintomas de inflamação e alergia.

Confira abaixo 10 benefícios atribuídos ao consumo regular do vinagre de maçã*:

1- Reduz as taxas do colesterol ruim.

2- Reduz os níveis de açúcar no sangue.

3- Tem ação anti-inflamatória.

4- Combate câimbras e dores musculares.

5- É diurético.

6- Ajuda a emagrecer.

7- Tem efeito detox.

8- Tem ação rejuvenescedora.

9- Ajuda a combater a depressão.

10- Tem função bactericida.

Para dispor de todas essas propriedades, recomenda-se a ingestão diária de 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã diluídas em 100 ml água, preferencialmente antes do almoço e do jantar. Assim como outros tipos de vinagre, ele também pode ser adicionado a sucos ou usado para temperar saladas.

Onde comprar? Aqui no Entreposto, claro! Temos vinagre de maçã orgânico, fermentado com açúcar mascavo e também na versão zero açúcar.


* O alimento deve ser evitado por pessoas com úlcera ou problemas gástricos. Na dúvida, consulte sempre seu médico ou nutricionista.