De raízes milenares, a culinária árabe é recheada de tradições que passam de geração a geração. O exemplo mais clássico é, sem dúvida, o pão, que desde a época mesopotâmica até os dias de hoje é consumido em larga escala pelos povos árabes junto com as refeições, sendo usado até mesmo como substituto do talher.

Aqui no Entreposto você encontra diversos produtos típicos dessa rica cultura, como é o caso é do pão libanês torrado com zaatar, uma mistura de temperos muito aromática e de sabor levemente picante que também vendemos a granel, assim como as sementes de abóbora e a pimenta síria.

Outro ingrediente bastante usado pelos povos árabes é o tahine, uma saborosa pasta elaborada com sementes de gergelim. Extremamente versátil, pode ser usada no preparo de pratos doces e salgados, entre eles o homus, aquela outra pasta feita com grão-de-bico. 

O tahine é também o principal ingrediente do halawi (pronuncia-se raleu), um dos doces mais tradicionais do Oriente Médio e que leva também mel e açúcar.

Temos ainda o molho de romã, que na culinária libanesa é conhecido como melaço e é ideal para o preparo de molhos e temperos para carnes, frangos, peixes, legumes e saladas.

Isso sem falar no delicioso chancliche, aquela bolinha de queijo envolvida em tempero. Para consumir, você só precisa amassá-la com o garfo, acrescentar azeite, fazer uma pastinha e comer com pão ou torradinhas. Os árabes costumam misturar o chancliche com tomate e cebola, além do azeite, e fica ótimo também!