Planta da família das leguminosas, da qual consumimos apenas as sementes, a lentilha é provavelmente o mais antigo grão cultivado pelo homem, segundo a Grande Enciclopedia Illustrata Della Gastronomia (Selezione dal Reader’s Digest, Milão, 2000). Consta que ela nos alimenta desde o período Neolítico ou Período da Pedra Polida, quando começamos a cultivar a terra, ou seja, entre 9.500 e 13.000 anos atrás!

Apesar de ser um típico ingrediente de inverno, sendo usada especialmente em sopas e cremes, esse tipo de leguminosa presta-se a uma variedade de receitas, como purês, saladas, antepastos, molhos e recheios de massas. Também harmoniza-se muito bem com carne de porco, toucinho e linguiças.

Do ponto de vista nutricional, a lentilha é rica em proteínas, vitaminas, fósforo e ferro e contém um elevado teor de fibras, sendo coadjuvante na redução da taxa de gordura no sangue e auxiliando no bom funcionamento do intestino. É também um alimento muito indicado para pessoas que seguem dieta vegetariana.

Aqui no Entreposto das Feijoadas você encontra 3 variedades de lentilhas importadas da França, da marca Sabarot, que possuem textura suave e sabor mais delicado. A lentilha verde de Puy, por exemplo, foi o primeiro legume a receber o selo A.O.C, que é o reconhecimento oficial dado a determinados produtos agrícolas da França, como vinhos e queijos, atestando, assim, que são produtos de qualidade superior.