Típico da Lombardia, região do Norte da Itália, e um dos grandes representantes da culinária italiana refinada em todo o mundo, o risoto é muito saboroso e versátil, combinando perfeitamente com diversos tipos de ingredientes, como camarão, lula, frango, carnes, aspargos, cogumelos, queijos, abóbora e alho poró, por exemplo.

O segredo de um bom risoto começa pela utilização de grãos específicos para esse tipo de preparo. É o caso do arborio (ou arbóreo, como é chamado por algumas marcas) e do carnaroli, que são tipos de arroz que absorvem muito bem a água do cozimento, liberando amido e, assim, conferindo mais cremosidade e sabor à preparação.

Mais comum e conhecido entre os brasileiros, o arborio tem grãos mais alongados e perolados, sendo perfeito para receitas que contêm porções maiores de carne. Já o carnaroli, que é mais fino e consistente, contém mais amido, sendo normalmente o preferido de renomados chefs de cozinha.

Aqui no Entreposto você encontra esses dois tipos de grão, além do "arroz para risoto", que também possui as características necessárias para o preparo de um prato com cremosidade e suavidade. Temos também itens que fazem toda a diferença no resultado final, como a manteiga especial Roni, o vinho branco, o açafrão em pó e o corante alimentar. Isso sem falar na grande variedade de ingredientes para incorporar ao seu risoto: de funghi, Parma, queijos, aspargos e palmitos a linguiças, carne seca e bacalhau.

Mas para obter um risoto perfeito você precisa seguir alguns cuidados básicos, como não lavar os grãos do arroz e usar pouca manteiga no início da preparação (geralmente 1/4 da quantidade total da manteiga indicada na receita). O ideal é apostar também em um caldo caseiro, sendo o de legumes o mais clássico.

Mexer constantemente o risoto durante todo o preparo e servir o prato imediatamente após finalizá-lo são duas outras dicas importantes. Não esqueça também que o ponto ideal do grão do risoto é “al dente”, ou seja, cozido, mas firme ao morder.

Você pode servir o risoto como protagonista de um delicioso almoço ou jantar ou ainda guarnecendo carnes ou peixes. Para acompanhar, aposte em um bom vinho nacional ou importado. Em geral, o tinto harmoniza melhor com receitas de sabor forte e marcante e o branco com pratos mais suaves e leves, mas o que vale mesmo é a sua preferência.