Ao contrário do que muita gente imagina, os escargots - nome que se dá aos moluscos terrestres comestíveis e muito característicos da gastronomia francesa - não passaram a ser consumidos apenas recentemente.

Escavações realizadas por pesquisadores em cavernas revelaram que os homens primitivos se alimentavam de escargots antes mesmo da descoberta do fogo. A prova disso é que ossadas pré-históricas foram encontradas ao lado de conchas da iguaria, sinalizando que o molusco fez parte da nutrição humana em seus primeiros tempos.

Mais tarde gregos e romanos tornaram-se grandes apreciadores dos escargots, que chegaram a ser alimento exclusivo dos oficiais. Na Idade Média a iguaria também foi largamente consumida nos mosteiros especialmente durante as vigílias e dias em que era proibido o consumo de carne.

Hoje os escargots são muito apreciados como petiscos, sendo usualmente consumidos acompanhados de cerveja ou de alguma outra bebida refrescante e fazendo bastante sucesso como entrada de almoços, jantares e confraternizações.

Aqui no Entreposto você encontra à venda os famosos Escargots de Bourgogne em conserva da Romanzini, empresa francesa especializada na produção dos moluscos desde 1921.

E para quem não faz ideia de como servi-los, nossa dica é seguir uma tradicional receita disponível no site do chef Olivier Anquier, que também é francês. Basta clicar AQUI para conferir.